Até recentemente, em Portugal acreditava-se que era possível viver em casas sem aquecimento e sem isolamento externo dos edifícios. Isto é verdade. O clima permite isso. Mas é muito mais confortável morar em casas onde há isolamento e aquecimento externo.

O aquecimento do ar condicionado é considerado o mais eficiente em termos de consumo de energia. Quanto ao aquecimento de água por caldeira a gás, devido ao aumento do preço do gás, esta opção de aquecimento está a tornar-se bastante cara para muitos consumidores.
No entanto, neste artigo tentaremos debruçar-nos sobre a situação em que a casa onde é necessário fazer reparações é relativamente nova, não há aquecimento e também não há possibilidade de instalação de ar condicionado.
Qual opção de aquecimento escolher no inverno?
Convectores elétricos podem ser instalados, mas consomem cerca de 2 kW de energia. Isso é muito. Aquecedores de chao à base de óleo podem ser instalados. Mas eles também consomem cerca de 2KW. E ainda assim ambas as opções ocupam espaço. A aparência desses radiadores nem sempre combina com o interior.
Se a reforma for global e você quiser ter uma base quente, ou seja, pisos aquecidos, poderá cavar um cabo elétrico na betonilha existente, que aquecerá o revestimento do piso colocado sobre ela. E assim a sala será aquecida. Porém, esta opção também consome bastante energia elétrica além da complexidade de sua implementação.
Acreditamos que a opção mais aceitável em termos de estética, eficiência energética e conforto é um chao de filme aquecido por infravermelho, que é colocado sobre o substrato diretamente entre o laminado (ou vinil de quartzo) e o chao de concreto. O princípio de funcionamento de um chao aquecido por infravermelho é que ele aquece objetos localizados em cima dele e, como resultado, o ambiente aquece.
Ao mesmo tempo, tal piso consome significativamente menos energia, e o calor é distribuído uniformemente por toda a sala e não há desconforto como, por exemplo, de radiadores de água ou condicionadores de ar, quando está muito quente em uma zona do quarto e frio em outro. A potência de tais pisos deve ser calculada separadamente em cada caso específico. Mas podemos afirmar com segurança que são cerca de 6 vezes mais eficazes em comparação com as opções descritas acima.
Em termos de consumo de energia, os pisos quentes por infravermelhos podem ser eficientes como um ar condicionado, que, funcionando segundo o princípio de uma bomba de calor, fornece a máxima poupança de energia. Ao mesmo tempo, não ocupa espaço algum, e o sensor de chao aquecido, que permite fazer os ajustes necessários, pode ser colocado em qualquer local conveniente do apartamento.

