O revestimento de paredes e pisos em Portugal também apresenta uma série de características. Vamos começar de longe. Assim, a maior parte das renovações em Portugal e especialmente no Porto não são realizadas em casas novas, como por exemplo nos países do antigo espaço pós-soviético, onde estão a ser construídas muitas habitações novas, mas em habitações secundárias.
Além disso, muitas vezes trata-se de uma renovação de investimento. Ou seja, uma tendência muito popular é comprar moradias antigas e degradadas (“ruínas”) para reforma e posterior revenda. Além disso, é comum comprar apartamentos antigos no centro histórico para posterior arrendamento (AL). Além disso, é popular a renovação de pequenos edifícios de apartamentos (“kintas”) com posterior arrendamento de longa duração.
Tudo isto determina a otimização dos custos de reparação, uma vez que a prioridade é o lucro e não a durabilidade e qualidade das reparações. Por isso, em Portugal é frequente encontrarmos uma situação em que, após a remodelação, o azulejo antigo permanece no lugar e o novo é colocado por cima do antigo. Então, às vezes, em apartamentos, pode encontrar 2 a 3 camadas de azulejos em uma parede.
Não há nada de terrível nisso se não houver muitas camadas e cada camada resistir bem, mas é claro que isso não tem nada a ver com reparos verdadeiramente de alta qualidade.

As regras mais importantes no assentamento de azulejos:
- a superfície deve estar seca e preparada
- a superfície deve ser plana
- a cola deve ser aplicada no azulejo e na superfície
Deve ser aplicado uniformemente, vazios não são permitidos
- O adesivo aplicado não deve ter tempo de secar antes do assentamento dos azulejos
- É importante esconder, se possível, os locais onde os azulejos são cortados. Nos locais onde isso não for possível, os desníveis devem ser lixados para que o rebaixo não seja perceptível após a junta
Normalmente, os arquitetos criam espaços que não representam nenhum desafio para o azulejo no Porto, Portugal. Os banheiros costumam ter geometria retangular, sem saliências e nichos desnecessários que dificultam o processo de revestimento. Mas os verdadeiros artesãos são simplesmente obrigados a colocar ladrilhos com corte de alta qualidade a 45 graus.
Durante as nossas complexas remodelações no Porto, Portugal, procuramos sempre criar um nicho para champôs dentro da cabina de duche. Sempre parece muito mais esteticamente agradável e prático do que qualquer prateleira de plástico ou metal. Mas também é importante não esquecer de fazer a impermeabilização antes do assentamento dos azulejos. Além disso, no interior de banheiras e chuveiros, recomendamos fazê-lo até ao teto. Freqüentemente, paredes mal impermeabilizadas absorvem a umidade e ela sai pela parte de trás da parede, onde a tinta incha e descasca.

