O Porto é justamente uma das cidades mais bonitas para o turismo e normalmente no seu centro o afluxo de turistas é mais sentido. É por isso que nesta zona da cidade existem tantos apartamentos AL disponíveis para aluguer diário para acomodar turistas. A reabilitação no AL é uma grande parte de todas as obras de renovação realizadas na zona histórica da cidade
A primeira característica da renovação na parte histórica é, obviamente, o péssimo estado de todas as comunicações, os desníveis das paredes, muitas das quais saturadas de humidade, bem como a falta de janelas, portas normais, etc. Tudo isso claramente não atende aos requisitos de habitação moderna.

Portanto, quando houver oportunidade, recomendamos a troca completa dos encanamentos, pois os antigos são de metal e podem apodrecer no interior das paredes, o que fará com que a umidade entre nas paredes e elas simplesmente inchem e caiam. Além disso, atenção especial deve ser dada ao telhado, pois em casas antigas podem apresentar muitas surpresas aos proprietários.
As paredes externas geralmente não são isoladas do exterior. E as janelas podem vazar. Portanto, recomendamos substituir as janelas, secar as paredes e, se necessário, isolá-las por dentro. Mas o mais importante é garantir a estanqueidade, ou seja, garantir que a água não penetre mais no ambiente. Também recomendamos isolar os tetos por dentro. A solução ideal para isso é revesti-los com pladur e colocar lã mineral em seu interior.
Muitas vezes os nossos clientes pedem para preservar as paredes de pedra para que os turistas tenham uma sensação da antiguidade portuguesa. Assim, nos quartos deixam uma parede intacta e as restantes estão totalmente acabadas e niveladas. Neste caso, os rodapés são trazidos até a parede de pedra e, a seguir, os vãos entre os rodapés e as pedras irregulares são preenchidos com uma solução especial para agregar estética ao ambiente.
Muitas vezes nas casas do centro histórico é possível encontrar apartamentos com teto alto, que pode ter 3 metros de altura ou mais. Isto é muito fixe, uma vez que a maior parte do parque habitacional em Portugal tem uma altura de 2,5 metros e apenas os edifícios mais recentes apresentam uma altura de 2,6 metros.O que e pouco. E se você forrar esses tetos com pladur, a altura ficará muito pequena.
Não se esqueça que na zona histórica do Porto pode realizar obras com IVA não de 23%, como em toda a cidade, mas apenas de 6%. Este é um dos fatores que estimulam a renovação da parte histórica da cidade.
Muitas vezes, durante as reformas nesta região da cidade, a madeira natural é utilizada como acabamento para acabamento, por exemplo, de pisos, escadas, corrimãos e outros itens de interior. Fica muito bacana no interior e dá uma sensação de conforto ao apartamento. Às vezes você pode encontrar objetos onde a maior parte de todos os trabalhos de reparo é a restauração de madeira velha.
Mas o tipo de trabalho mais comum no centro histórico é definitivamente a pintura de paredes e tetos, com pequenos trabalhos para eliminar fissuras e pequenos defeitos. Você pode ler mais sobre essas obras em nosso artigo “pintura de tetos e paredes”.

