É impossível imaginar uma remodelação moderna de um apartamento ou moradia sem o uso de gesso cartonado. Geralmente, o gesso cartonado é utilizado para revestir tetos. Uma das vantagens do gesso cartonado é o facto de permitir o isolamento com lã mineral, um dos materiais de construção mais ecológicos.
Frequentemente, o gesso cartonado é também utilizado para revestir comunicações, como canalizações ou outros elementos salientes. Este material é também insubstituível para a construção rápida de divisórias interiores. Ao mesmo tempo, quando revestidas com duas folhas, as divisórias são bastante resistentes e permitem não só a insonorização com lã mineral, mas também a instalação de fios e outras comunicações no seu interior (por exemplo, para um ar condicionado) sem necessidade de movimentos desnecessários.
Neste artigo, iremos analisar mais detalhadamente como o drywall deve ser finalizado após a instalação.
Assim, o mais importante ao finalizar as emendas de gesso cartonado é garantir um reforço fiável nos pontos de contacto entre estas placas. Na maioria das vezes, utiliza-se uma fita de papel amarela clara especial para o efeito. Esta fita é vendida em qualquer loja de materiais de construção. No entanto, também precisa de saber como manuseá-la. A principal dificuldade ao colar a fita é garantir que esta adere totalmente à superfície. E isto é bastante difícil de fazer, pois uma grande camada de massa, à qual está colada, não pode ser aplicada no drywall (por esta razão, o próprio teto pode ficar irregular), e aplicar uma pequena camada é arriscado, pois pode secar antes que a fita de papel se agarre. É sempre uma procura do meio-termo. Frequentemente, utiliza-se uma ferramenta especial para colar a fita de papel, na qual se insere tanto o papel como a massa corrida. Neste caso, o processo é muito mais rápido, o que é muito importante para grandes volumes.

Para reforçar as juntas, também pode utilizar uma tela serpyanka ou fibra de vidro num rolo de 50 mm de largura. Mas estas opções são menos comuns, pois não oferecem 100% de proteção contra fissuras em áreas realmente problemáticas. Mas também não há problemas em colá-las, pois têm mais zonas para a massa penetrar.
A fita de reforço é colada principalmente à massa. Além disso, quase qualquer massa é adequada para estes fins. De seguida, as juntas são tratadas com uma massa de 4 horas e só depois disso duas vezes com uma massa de 24 horas. É muito importante garantir uma superfície plana. Por conseguinte, a ferramenta deve ser plana e em nenhum caso a massa deve projetar-se para além do plano do teto. Caso contrário, após a pintura final, todo o teto ficará com saliências – riscas que correm exatamente ao longo das juntas.
Por vezes, para garantir a mais alta qualidade e a superfície mais lisa, o teto é completamente repintado com massa. Isto é chamado de "barramentu zheral". Neste caso, para a camada de acabamento, é imprescindível utilizar uma boa massa de acabamento com a maior retração. A massa de 24 horas é a ideal para isso. Neste caso, a camada de acabamento é bastante densa e de grão fino, o que permite que seja lixada antes da pintura com a máxima qualidade.
Após todas as etapas de aplicação da massa, há lixagem, aplicação de primário e pintura em duas camadas.

